Eleições 2008. O que o Brasil precisa?

by

Nessa semana eu estava conversando sobre essas eleições que acontecem nesse final de semana, só então lembrei que não vou poder beber no Sábado! Puta sacanagem… tenho que votar (obrigatoriamente, o que discordo), só tem uma cambada de fdp malandro disputando e ainda me proíbem de ir bêbado! Pelo menos ia ser mais divertido ao invés da tristeza que é.

Eu vou votar no... no...

Eu vou votar no... no...

Cada vez que leio alguma coisa sobre a política me sinto revoltado, hoje eu estava lendo um artigo que comparava o quanto se gasta por voto aqui e nos EUA. Alguns candidatos a vereador do RJ gastaram 15 doláres por voto conseguido, enquanto nos EUA foram gastos 5.6 doláres por voto pelo G. Bush. Isso contando o que foi declarado pelos candidatos do RJ, o que , com toda maracutaia presente na política brasileira, faz com que, com certeza, suba muito esses $ 15 por voto conseguido. A matéria ainda cita que, somado o salário e a despesa de escritório, um vereador em São Paulo chega a ganhar R$ 94.000,00 (Noventa e Quatro mil reais!) por mês! Não por mandato =P
A reportagem ainda critica o sistema de como os candidatos são eleitos, via transferência de votos, onde acaba-se elegendo alguns candidatos quase sem apoio da comunidade.

O pior presidente da história dos EUA?

O pior presidente da história dos EUA?

O triste é ver isso ser publicado na The Economist, uma das mais influentes e respeitadas revistas do mundo. Não numa Veja, porque daí existia a possibilidade de ser mentira. 

Agora, voltando ao Brasilzão, você acha que seu voto vale muito?

O meu não vale nada.

Tá, mas se todo mundo pensar assim, daí é que ferrou tudo..

Mas justamente esse é o problema, todo mundo já pensa assim, provavelmente por motivos diferentes do que o meu, mas pensam! Então justifique como o seu voto, que acompanha algum noticiário, que tem uma mínima noção das coisas, que sabe o que um vereador faz, e um prefeito também, pode valer o mesmo do que aqueles dos 50% da população que não sabe onde fica o Brasil no mapa? Veja o infográfico abaixo.

Clique para aumentar

Clique para aumentar

Você pode afirmar que isso é o ônus duma democracia, eu discordo, a verdadeira democracia tem de oferecer a todos o direito de saber ler e escrever, pensar, questionar e escolher. O que não acontece e, por não acontecer, a população (burra, diga-se de passagem) coloca mais gente que não vai fazer acontecer, até porque não é do interesse deles que isso aconteça. Logo, chegamos a um ciclo não-virtuoso, onde as coisas tendem a piorar ainda mais. E pioram.

 

Tá tudo dominado!

Tá tudo dominado!

Educação. Falta educação. Gasta-se muito, e gasta-se mal. Esse é o ponto. 5% do PIB é gasto com educação, quase 50% a mais que a Coréia do Sul gastou para elevar consideravelmente a qualidade da educação no país.

Como se gastaria bem? Com melhores políticos. Mas como colocar melhores políticos se não existe educação para substituir os queestão lá, gastando erroneamente? 

É… eu não sei..
Essa é a grande discussão ao meu ver. Falta vontade política e gente suficiente pra poder votar conscientemente e poder fazer a diferença.

Você faz sua parte?

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

