Top Five: Livros que você deveria ler

by

Dando prosseguimento a idéia do Top Five postado pelo uratani, coloco meu Top Five de Livros abaixo:

#5: O Perfume – Patrick Süskind

Um romance diferente. Conta a história de um assassino que possui um olfato extraordinariamente apurado mas não possui cheiro próprio. A história se passa em Paris no século XVIII e nos dá uma boa imagem do que foi Paris naquela época. Grenouille, o protagonista, um órfão que virou perfumista e, depois, assassino.

Um dos melhores desfechos de romance que eu li até hoje.
Lançaram o filme sobre a história, porém, não tive oportunidade de lê-lo.

#4: 1984 – George Orwell

Confesso que gosto desses livros que tratam da forma de organização da sociedade, da estrutura do governo, de governos utópicos, etc. A Utopia, do Contrato Social, Leviatã, Admirável Mundo Novo, A utopia do Brasil, etc, todos são exemplos bacanas (minto, Leviatã é um pé-no-saco) desse estilo de escrita, mas nenhum é páreo para 1984 de Orwell.

Uma baita crítica ao Capitalismo, ao Imperialismo, ao poder em si. Uma sociedade vigiado pela Polícia do Pensamento, um Grande Irmão controlando tudo, não existe passado que não tenha sido modificado pelo Partido, um mundo dividido em três superpotências, uma sociedade burra e trabalhadora. E uma pessoa que dicide começar a pensar: Winston.

Uma crítica contundente e extremamente atual.
O filme V de Vingança teve sua história baseada nesse livro.

#3: O poderoso chefão – Mario Puzo

 

O título fala por si só, não deve haver ninguém no mundo que desconheça a família Corleone.
Eu, confesso nunca ter visto todos os filmes, exceto o primeiro, que ao meu ver, diferente de um Senhor dos Anéis ou Código Da Vinci fica devendo em relação ao livro.

Eu sei que, criticar o filme é uma missão espinhosa e, com toda certeza, acabaria ouvindo um monte de asneiras. Enfim, o livro…

O romance é sobre uma família de mafiosos sicilianos que imigra para os EUA. A história narra a ascenção de Don Vito Corleone à liderança de uma poderosa família mafiosa em plena Nova York. A forma como Mário Puzo escreve prende a atenção do leitor do começo ao fim, num livro emocionante. Vale lembrar outras excelentes obras de Puzo, como O Último Chefão e Os Tolos Morrem Antes, ambos sobre a máfia.

 #2: Crime e Castigo – Dostoiévski

Raskolnikov é o protagonista da, na minha opinião, maior obra de Dostoiévski, considerado por muitos o maior romancista russo pós-Tolstói. A história, em breves, brevíssimas, palavras, é a de um assassino de velhinha de consciência pesada. Excelente para aqueles que gostam da paranóia de um humano e da imersão na mente de um assassino.
Dostoiévski é conhecido por explorar a autodestruição, humilhação e assassinatos, além da análise de estado patológicos que levam ao suicídio, loucura e homicídio. Estados esses extremamente bem descritos em Crime e Castigo.

Vale citar também duas outras obras que também gostei muito, O Idiota e Os Irmãos Karamazov.

#1: Musashi –  Eiji Yoshikawa

 

Dois volumes gigantes que somados devem perfazer quase 2000 páginas de texto. Na humilde opinião deste que vos escreve é o melhor livro lançado na história do universo contemporânea.

Difícil explicar a história de Myamoto Musashi em poucas linhas.
Mesmo aqueles que não gostam da ler habitualmente irão gostar (sim, sou um profeta!) e lerão em poucos dias as 2000 páginas dessa obra japonesa.
Arrisco dizer que o único problema na obra de Eiji Yoshikawa é a falta de mais volumes e páginas.

O livro narra a história, uma mistura de fatos reais com a imaginação do autor, do maior samurai de todos os tempos. Os caminhos rumo à plenitude, os segredos dum samurai, a inspiração, os desafios, tudo que levou Musashi a se tornar um ícone japonês contemporâneo. Além, é claro, da famosa técnica das duas espadas.

Não deixe de ler, se não gosta de ler ou conhece quem não gosta, leiam esse livro. É sério.

Esqueci algum? Digam vocês…

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

2 Respostas to “Top Five: Livros que você deveria ler”

  1. uratani Says:

    Faltou O Apanhador no Campo de Centeio?

    Quer dizer, não é que faltou né, essas listas são sempre pessoais e tal, mas eu colocaria na minha.

    Anyway, muito boa a lista!

  2. Beto Says:

    Cadê o Pequeno Principe?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: