Um Breve Comentário Sobre a Imprensa Paranaense

by

Pode-se dizer que já é clichê criticar a imprensa paranaense – e olha que este autor tem motivos de sobra para ficar indignado com os repórteres do Estado (generalizando, eu sei). Mesmo assim, acredito que cabe um pequeno comentário sobre um fato ocorrido nesta semana.

Para quem não sabe, uma aluna de 15 anos do Bom Jesus cometeu suicídio com arma de fogo, na última segunda-feira, nas dependências do colégio. Não é minha intenção discutir aqui o ocorrido (quem sabe em um post futuro), mas sim destacar a abordagem da imprensa sobre o trágico evento. E qual foi essa abordagem? Simplesmente não foi.

A RPC, maior conglomerado de mídia paranaense, ignorou completamente o caso. O Grupo Paulo Pimentel fez pequenas menções. Quanto ao resto, honestamente não sei. 

Mas peraê, quer dizer que você queria que a cobertura da mídia fosse igual ao caso da Eloá (aquela que foi sequestrada e morta pelo ex-namorado, pra quem não se lembra)? Com todo aquele estardalhaço?? Com toda aquela apelação???

Não. Não é isso o que eu quero dizer. O que eu quero dizer é que a imprensa deve noticiar os fatos importantes e relevantes para a sociedade. Algo como o que aconteceu com a jovem estudante é certamente digno de nota (no mínimo), e não pode ser ignorado. Sem a cobertura adequada de um meio imparcial (cof cof, eu sei), resta à população um “jornalismo” sensacionalista de alguém como o Roberto Aciolli, que teve a coragem de dizer que a culpa foi do Bom Jesus.

Eu sei que a imprensa é livre para noticiar o que bem entende (e essa liberdade não está sendo questionada por mim), mas cabe à população analisar e criticar seu funcionamento, assegurando assim que ela continue a “noticiar os fatos importantes e relevantes para a sociedade.” Porque a única coisa pior que uma imprensa ruim é uma imprensa inexistente.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: