Ferramenta do dia

by

Já imaginou uma via para que os deficientes auditivos possam caminhar com segurança?

Algo que mostre com clareza e eficácia os caminhos a ser seguidos, a indicações para os possíveis lugares para os que não desfrutam o mundo sonoro?

Em meio a grandes festividades, os engenheiros da Universidad de Chico Rey inauguraram o asfalto para surdos, em Guadalajara (México).  O novo asfalto para surdos utiliza de um sistema para sinalização, em que a assimilação das indicações se torna mais rápida á primeira vista.

Esquema tático para o novo asfalto

Felipe Galindo & Piñeda, engeinheiro-chefe do Departamento Holístico de Pesquisas (DHLP) explica o novo sistema:  “Em simples palavras para um melhor entendimento,  e, de uma forma sucinta, podemos dizer que a pessoa executa 3 passos: primeiramente, a pessoa olha para os dois lados da rua. Depois as flechas vermelhas indicam se há faixas amarelas contínuas ou pontilhadas (como no exemplo) na via; finalmente, os círculos mostram a presença de elementos aleatórios na pista, como animais, pedras etc.” Galindo & Piñeda ainda diz que a pesquisa durou cerca de 10 anos para ser concluída, e passou por várias cidades antes de ser colocada em uso estatal. “Tivemos problemas para diferenciar as cores indicativas com o fundo da rua, para formar o melhor contraste possível e facilitar a visualização”. A equipe, animada com a implantação inicial em Guadalajara, espera que haja uma expansão nacional, e em 2011 começa a desenvolver a sirene silenciosa para deficientes visuais. Porém Antonio Alcade e Barriga, o coordenador do projeto, diz que será um desafio e espera mostrar ao mundo a nova sirene em 5 anos.

Fonte: reuters.com

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: